Search
Close this search box.

ABRASCA SENSIBILIZA ENTIDADES PARA A NECESSIDADE PROMOÇÃO DA LIQUIDEZ DO MERCADO SECUNDÁRIO DE TÍTULOS DE DÍVIDA CORPORATIVA

O Grupo de Trabalho que estudou a liquidez do mercado secundário de títulos de dívidas das empresas, constituído por iniciativa da Abrasca e incluindo representantes também da ABRAPP, ANBID, ANDIMA, APIMEC, BNDES, BOVESPA, CETIP e IFC, realizou reunião com o presidente da CVM, Dr. Marcelo Trindade, para apresentar suas principais conclusões.
Um mercado secundário líquido para esses títulos potencializa a captação de recursos para o financiamento das atividades das companhias abertas, a custos mais baixos. A Abrasca tomou a iniciativa de propor a constituição do grupo de trabalho cujas conclusões apontaram para um modelo de debênture a ser adotado voluntariamente por emissores e underwriters: a debênture simplificada, cuja implantação está sendo estudada. O objetivo é tornar o título mais facilmente compreensível por investidores e analistas de investimentos, sem engessamento O BNDES tomou a iniciativa de lançar em dezembro de 2006 as primeiras debêntures nos moldes da debênture simplificada, reservando 30% do lançamento para pequenos investidores e utilizando formador de mercado, motivo pelo qual pode ser possível aumentar a liquidez do título no mercado secundário.