Search
Close this search box.

ABRASCA PROMOVE NEGOCIAÇÃO BEM SUCEDIDA COM A BM&FBOVESPA SOBRE O AUMENTO NA TAXA DE CUSTÓDIA DE ADRs

A BM&FBovespa, pelo ofício-circular nº 005/2009-DP, de 23 de janeiro de 2009, divulgou uma nova Política de Tarifação de Produtos e Serviços, com expressivo aumento das taxas sobre os valores em custódia dos ativos de renda variável. Depois de analisar o documento, a diretoria da Abrasca reuniu os associados com programas de ADR, que seriam os maiores atingidos pelo aumento nas tarifas, e preparou um documento questionando o aumento proposto pela Bolsa.
Este documento, contendo comentários e ponderações sobre a medida, foi enviado no dia 2 de abril de 2009, para a BM&FBovespa, com cópias para os presidentes do Banco Central e da CVM. Em reposta a esta carta, foi montado um Grupo de Trabalho composto por representantes da Abrasca e da BM&FBovespa para construir uma solução comum para a questão.
A Abrasca e as companhias emissoras reconheceram a assimetria de custos de custódia existente no mercado de ADRs até então. A BM&FBovespa reconheceu que a aplicação da tabela-padrão da custódia às contas de ADR sobrecarrega o custo de manutenção das mesmas, prejudicando o mercado. Pelo ofício-circular nº 082/2009 – DP, de 23 de dezembro de 2009, a BM&FBovespa instituiu nova política de preços segundo os termos negociados com a Abrasca e suas companhias associadas.