O presidente da Abrasca, Alfried Plöger, na qualidade de coordenador das Relações Institucionais, conduziu a cerimonia de instalação do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, realizada na Bovespa, no dia 16 de agosto de 2006.
O CPC, constituído por representantes das seis entidades organizadoras (CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Abrasca, Apimec, Bovespa, FIPECAFI e Ibracon), é o órgão destinado a preparar pronunciamentos técnicos sobre normas contábeis, após ampla consulta a todos os setores interessados e audiências públicas. Ele será abrigado pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade e seu funcionamento é mais um passo no sentido da harmonização de nossos padrões contábeis às práticas internacionais. Seus pronunciamentos servirão de subsídios para a adoção de normas pelas agências reguladores.
O CPC é composto de quatro coordenadorias, ficando a cargo do presidente da Abrasca a Coordenadoria de Relações Institucionais.
O Comitê emitirá Pronunciamentos, Orientações e Interpretações, em convergência com as normas do IASB – International Accounting Standards Board. Os órgãos reguladores emitem seus próprios atos adotando os do CPC. Para que haja sucesso do CPC é imprescindível a aprovação do PL 3.741/2000:
– Segregação entre escrituração mercantil e fiscal (LALUC com blindagem às interferências tributárias);
– Convergência às normas internacionais;
– Convênios dos órgãos reguladores com o CPC.